Exames laboratoriais realizados no sangue para adquirir informações sobre possíveis doenças e funções dos órgãos .O sangue flui por todo o corpo, atuando como meio de obtenção de oxigênio e nutrientes pelos tecidos, e levando de volta os produtos usados para os sistemas excretórios e seu estado afeta, ou é afetado, por muitas doenças ou condições médicas. Por estas razões, os exames de sangue são os exames médicos mais comuns. O sangue é obtido de um paciente através de uma punção na veia ou um pequeno furo no dedo.
Exames de Exames de Sangue
Hemograma É um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Um hemograma é constituído pela contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht), índices das células vermelhas, e contagem de plaquetas.
Glicemia (glicose) A glicemia de jejum é um exame solicitado pelo médico para que seja medido o nível de açúcar no seu sangue naquele momento. O exame de glicemia de jejum é muito utilizado para fazer o diagnóstico de hipoglicemia ou até mesmo de hiperglicemia. Esse exame serve também para monitorização do tratamento do diabetes, juntamente com o exame de hemoglobina glicada.
Colesterol O exame de colesterol é um exame usado para medir, na corrente sanguínea do paciente, o nível de colesterol total e suas componentes, o HDL (também chamado de colesterol de alta densidade ou colesterol bom) e o LDL (também chamado de colesterol de baixa densidade ou colesterol ruim), além do nível de triglicerídeos (também conhecidos como triglicérides), um dos principais grupos de gorduras.
Parceiros